sábado, 29 de janeiro de 2011

Sonetos ao cair da noite...




     Cor Púrpura

É púrpura vênus ao entardecer
no infinito do ar cintilante.
N’amplidão vai o sol resplandecer

até que o véu da noite se levante.

O dia morre... mil estrelas vêm pascer
no cariz do céu no mesmo instante.
A lua, clara, tem o brilho que tem de ter
qual lustre da terra no céu distante.

Os bichos fogem. Nuvens de pardais
revoam na copa dos arvoredos
louvando a Deus seus cantos triunfais.

O chão adormece. É um vazio profundo.
A noite veste o manto dos segredos
e nesse abandono deita-se o mundo!






    Além do Horizonte

Amor, o tempo se fechou lá fora,
ouve o bramir da chuva no solo.
Fica aqui dentro, não te vás agora,
deixa-me adormecer no teu colo

e sente essa paixão que me devora
até as águas fluírem ao outro polo.
Enquanto as nuvens não vão embora,
no teu beijo, os meus lábios consolo.

Após o temporal vem a calma, suave,
singrando os céus o flanar d’uma ave
perdida no azul da imensidade.

Olha o sol dourando os horizontes,
abre a porta, sente a brisa dos montes,
adeus... nos veremos na eternidade!





    Andanças

Andemos. Sob os nossos pés descalços
florescem ricos tesouros falsos:
Búzios, conchas, mil estrelas do mar...

É tarde! O sol alarga-se nos penedos.
O beijo, coragem feita em medos,
é a certeza na dúvida do olhar.

Andemos. Brisa suave, pele nua,
entre as ondas cheias de minério.
Num rasgão do céu desnuda-se a lua
e a noite abre o seu palco de mistério...

Andemos. Chão de areia, a nossa rua,
até as estrelas no altar sidéreo.
Eu, solidão, hei de unir-me à tua,
sol e lua na amplidão do hemisfério!


    Inácio Dantas
    Do livro ® “Sombras e Luzes

    Outros Sonetos:

    Temas relacionados (Sonetos para o dia dos Namorados):

    Filosofia de vida em espanhol, do mesmo Autor:

Um comentário:

  1. "Andanças" esse está belo demais!
    Eu era fã dos sonetos de Jenário de Fátima
    e agora dos seus, com certeza! Desculpe se
    incomodo, não sei se estou sendo inconveniente rs
    mas é que quando eu gosto mesmo de um autor eu
    fico assim meio chato. Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir