quarta-feira, 2 de maio de 2012

Três sonetos para deleitar a alma



       Old Time

     ...quando te vier a solidão
abre o livro da tua mente
nas páginas do passado...

Venho de longe, duma era antiga
tempo que passou e não volta mais,
lembro das viagens, ao som da cantiga,
sonho pueril no colo dos meus pais.

Hoje a saudade em mim se abriga
lembranças mágicas deixei lá atrás:
nutria-me o pão da palavra amiga
lual de paz, amor, os madrigais...

Foi breve, como longa é a saudade,
o tempo ergue voo e ninguém nos diz
que o maior bem da vida é ser feliz!

Adeus velhos dias da minha mocidade!
Sigo a vida, vou cruzando os flancos
e o sol dourando meus cabelos brancos!






          Defeitos...

     No perdão dos nossos erros
está a grande virtude do amor!

Nada me resta se tudo lhe dava
as cores da vida, meu amor, carinho.
Saiba, meu amor não lhe fez escrava,
amor não foi feito pra fazer sozinho!

Vê a flor, pétalas num cálix d´espinho
em harmonia seu perfume exala.
Vê o mar, bailando num turvelinho
e a rocha vivaz sob a onda brava.

Me diz algo seu que já não foi meu?
Não s´esqueça, por motivo algum,
na vida a dois nós já fomos um.

Assim, está vazio quem tudo lhe deu:
-Pode ir, lhe chama o mundo dos eleitos,
 tudo em ti é meu, até os defeitos...



     Alicerce

     Da  cumplicidade do amor
faz-se o alicerce da existência!

Sua paixão não sei, a minha trago-a
qual alicerce que sustém meu ser.
Lembro-a ao rir, c´os olhos rasos d´água
sem ela aprendi o verbo sofrer.

Um rio de tristeza em mim deságua
ela partiu, nas ondas do esquecer.
Faço-me forte pra afastar a mágoa,
antes que ela vença ela vou vencer!

Vivo a saudade da lembrança dela
e viver, no vazio da sua presença,
é ver a morte decretar sua sentença.

Vejo-a nas nuvens, ó ilusão singela!,
ouço-a, e a minha voz se cala,
e de mim eu me esqueço pra lembrá-la...

     Inácio Dantas

Um comentário:

  1. Inácio, não tem como ler apenas um soneto seu,
    por isso vou comentar aqui também dizendo que
    um dia conseguirei escrever assim tão belos
    de 4/4/3/3... Eu escrevo indrisos, são sonetos
    menores e estou treinando neles pra ver se
    chego nos maiores rs, gostei muito dos seus,
    parabéns, grande abraço!

    Bruno

    ResponderExcluir