domingo, 14 de agosto de 2011

Sonetos aos pais e mães




     Soneto ao meu pai
    (João Dias Ferreira)

Pai, quero tua voz a ditar-me o certo
num tom firme quando em meus deslizes.
Quero te olhar nos olhos, ouvir o que dizes,
guardar as lições no meu peito aberto.

Pai, todo bom caule tem boas raízes
plantio sem amor dá um fruto incerto.
Todo bom filho quer seu pai por perto
só abraçam o mundo os que são felizes.

Pai, tolere meus erros, não se zangue,
as mãos que punem também dão carinho,
no teu mapa do amor tem o meu caminho.

Pai, corre nas minhas veias o teu sangue.
Fiz-me do que és desde a concepção
-Dois corpos unidos num só coração !





   Soneto às mães

Ouçam as mães dos homens que vão à guerra
suas vozes têm o poder da razão
o que elas dizem é bala que não erra
atinge em cheio o centro do coração.

Guardam as mães o dom da premonição
lutam sem armas se o pano descerra;
quebram os dogmas da transformação
-As mães são os anjos da paz na terra!

Jamais desprezem o que elas têm a dizer.
Elas são uma bíblia de ensinamento
morrem por nós desde o nascimento.

Ouçam suas mães senhores do poder!
Tal qual o sol e as estrelas mais belas
antes de nascermos o mundo era delas!

     Inácio Dantas
     Do livro (“Janela para o Mar”)

Temas relacionados (Crianças felizes):

Temas complementares (Sonetos para a alma):

2 comentários:

  1. Gosto de poemas e sonetos, me acalma

    Seguindo aqui...

    Sinceramente: O Garoto do Blog

    ResponderExcluir
  2. Bom dia O Garoto do Blog

    Eu tmb sou fã dos Sonetos.
    Grato pela sua visita e um abraço fraterno.

    Inácio Dantas

    ResponderExcluir